top of page
Logo Lisboa Chapter mask2.png

Historiador

IMG_8359.jpg

Hugo Fernandes

Passeio de Almeirim

Sábado, 20 de Janeiro de 2024

2024 inicia com uma pedra na sopa. 

 

Depois de uma semana de chuva torrencial, São Pedro brinda-nos neste sábado com um dia solarengo.

A concentração foi na HD lisboa, que nos acolheu com café e pastel de nata para nos aconchegar para a viagem. 

 

Na Vila vimos a Franca ponte sobre o sereno e brilhante Tejo. 

 

A N118 brinda-nos com as magníficas paisagens ribatejanas em que o roncar das nossas “meninas” não deixavam ninguém indiferente.

Um cheiro nauseabundo fez-nos em Muge acelerar até ao Forno de Almeirim. 

 

A Road Team sempre disponível a proporcionar o melhor aos seus Riders brinda-nos com uma volta à imponente Praça de Touros que outrora foi palco de grandes festas tauromáquicas. 

À nossa chegada até os escuteiros locais não ficaram indiferentes e fizeram questão de nos abordar para uma fotografia de grupo e aproveitarem para receberem uns donativos.

 

O nosso sorriso debaixo de um sol brilhante demonstrava a felicidade de todos por mais um passeio de puro prazer e divertimento de quem já tinha saudades de rolar. 

O repasto esperava-nos e que repasto!!!

Entre conversas cruzadas e animadas degustavam-se as entradas e esperava-se a rainha da mesa… a famosa Sopa da Pedra!

 

A mesma fez-se acompanhar de uma bela vitela estufada e uma espetada tenra de lulas com as gambas a fazerem a guarda de honra. 

 

Já a tarde ia alta e ninguém queria arredar pé mas havia um caminho de regresso por fazer e de vez enquando lá se ouvia um adeus e boa viagem e assim a arena de Almeirim foi ficando mais sozinha e silenciosa. 

Todos chegaram safe aos seus destinos e de coração cheio por mais um sensacional convívio e dia bem passado. 

 

Porém todos questionavam quando é o próximo? Sendo a resposta tão simples como... é já a seguir.

 

E porque os passeios também são cultura aqui deixamos pequenas curiosidades sobre esta cidade ribatejana. 

Almeirim é uma das cidades portuguesas que remonta a vestígios humanos da pre-história, com magníficas coutadas de caça extensas e a proximidade de Santarém e Lisboa fez desde logo um dos locais preferidos de repouso dos nossos Reis. 

Hoje em dia conhecida pela Sopa da Pedra, o Pão Regional e o melão.

 

 

Ride safe & have fun!

 

Hugo Fernandes

grupo 1 almeirim.jpg
grupo2almeirim.jpg

Passeio a Santa Catarina

Domingo, 17 de Março de 2024

O segundo passeio do ano é o culminar de um fim‑de‑semana cheio novidades Harley. 

Na sexta-feira já noite a H-D Lisboa brinda nos com a apresentação das novas Road glide e Street glide 2024. Uma festa com glamour, Dj e “croquete”. 😂

No sábado as eleições da nova Direcção do Chapter com uma afluência significativa, sem abstenção e sem votos nulos ou contra ganhou a única lista que teve a coragem de avançar para dar o seu tempo e sabedoria para que possamos continuar a desfrutar do convívio e passeios desta família harlistas. 

Chegou o domingo em que alguns para não virem a correr na maratona de Lisboa tiveram que atravessar a ponte 25 de abril muito mais cedo e lá nos fomos juntando e imaginando que estamos a conduzir os novos modelos 2024. 

Com cerca de 40 motos a partida, desculpem, Harleys 😂 após o briefing sempre útil da Road Team fizemo-nos à estrada em direção à Alcácer onde se fez uma breve paragem para atestar as mais pequenas mas sempre Harleys

Ha hora marcada chegamos ao restaurante Café da Ana e lá fomos todos convivendo enquanto esperávamos pelo cação em forma de sopa.

As ruínas não eram o que se esperava pois mais um vez as entidades competentes não tinham o sítio acessível nem limpo. Uma pena que o nosso património não seja cuidado porém valeu o convívio e o passeio. 

Mais uma vez um dia bem passado e com a excelente organização do Lisboa Chapter

O regresso foi se fazendo aos poucos e cada um seguiu o caminho que melhor lhe apeteceu sempre acompanhado por outro rider pois na família Harley há sempre alguém que faz companhia. 

 

Venha o próximo passeio.

Obrigado Chapter Lisboa

 

Ride safe and have fun 

Hugo Fernandes

PHOTO-2024-03-19-20-29-42.jpg

Destilaria Black Pig Gin / Comporta Flavours

Abril 2024

Depois de comemorarmos os 50 anos de Liberdade nada melhor do que sentirmos essa liberdade nas nossas Harleys.  

 

Em Direcção ao Black Pig, não é uma localidade e também não é um restaurante para desfrutar de um manjar de porco preto. É mesmo, um dos melhores sítios para se desfrutar de um excelente Gin. 

Gin esse que dá pelo nome de Black Pig e é feito para ser desfrutado em boa companhia e com um belo pôr do sol. 

Na saída, marcada para as 9h, já estamos todos com a adrenalina de mais um passeio e nem mesmo com a chuva no horizonte, alguém ousou dizer não vamos?!

Já o Tejo ia a meio e naquela interminável obra de Vasco da Gama, caiu uma chuvada que nos abençoou o caminho.

 

Desta vez fomos acompanhados pela nossa “Harley de quatro rodas" que nos passeios de mais de um dia faz questão de rolar junto a nós.

À hora de almoço e depois de uma breve paragem em Alcácer para as nossas meninas beberem algo, chegámos a Santo André para um buffet no Hotel.

Check-in feito e buffet devorado, fomos para um dos momentos altos do passeio, a Vila do Gin Black Pig.

Antiga propriedade de criação de porco preto sendo o casal inicial o Black e a Pig, que deram o mote para a marca de Gin Nacional, cuja destilaria se resume a uma casa simples e pequena situada na propriedade.

Com o passar do tempo, esta magnífica propriedade que outrora passeavam os porcos pretos deu lugar a um lindíssimo espaço de lazer e de natureza onde se recuperam animais de várias espécies e se degusta o Gin, o Medronho, a Natureza e o convívio.

 

A tarde terminou com um espetáculo malabarista de fogo controlado e com um pôr do sol incrível.

Voltávamos ao hotel com a tónica do Gin e as conversas no jantar eram todas sobre o momento maravilhoso que tínhamos vivido.

Seguiu-se um jogo de snooker, umas conversas de sofá e para outros a companhia das belas almofadas.

Na manhã seguinte e antes de rodarmos até a Aldeia de Comporta, houve quem ainda fosse dar uma volta à praia, à pastelaria “chic” da vila ou mesmo mais umas voltas nos lençóis.

No Flavours da Comporta esperava-nos um excelente almoço. 

 

A hora da partida aproximava-se e já existia a nostalgia do término, mas não sem antes visitar a Casa da Cultura onde tínhamos um comércio variado e artesanato à espera.

Que fim‑de‑semana bem passado!!!!!

O regresso feito em conjunto e com a companhia do vento que já nos levava os pensamentos para o próximo passeio.

Nunca é demais agradecer à Direcção pela organização exemplar e pelo sempre caloroso acolhimento, bem como à incansável Road Team pela orientação e estradas escolhidas.

 

Venha o próximo passeio. 

Obrigado Chapter Lisboa.

Ride safe and have fun 

Hugo Fernandes

Passeio a Montargil das Ladies of Harley

O primeiro passeio das Lady’s of Harley de 2024 foi escolhido tendo em conta a harmonia, paz e serenidade do lugar para balançar o espírito determinado, aventureiro e rebelde das nossas Lady’s.

 

Montargil, foi o local escolhido para este primeiro evento. O dia amanheceu com sol quentinho, mas bastante ventoso. 

 

Com ponto de encontro marcado para as 9h, os Men’s com as suas Harley’s juntaram-se ao passeio das Lady’s e seguimos para a travessia da Vasco da Gama, com os cabelos a esvoaçarem nas suas Harley’s, mas só de alguns porque outros já nem cabelo têm!

 

Entravamos no IC3 que daria lugar à estrada N118/N119 que nos levaria a longas retas, paisagens de lezírias, cegonhas e o “cheirinho” a campo que só a rodagem nas nossas meninas nos permite alcançar.

 

As participantes eram tantas que não se via nem o início nem o fim, mas iam todas juntas a desfrutar das belas planícies, cada uma com o seu som fazendo-se ouvir por onde passavam.

 

Na localidade do Couço a Road Team levou-nos pelo caminho de Mora, para que a entrada para a Barragem fosse diferente do percurso de saída para casa, desfrutando assim de mais curvas e paisagens verdejantes.

 

Chegados ao restaurante, estacionamos as nossas meninas junto à não menos famosa Barragem de Montargil. Que paisagem…. Não existe palavras para descrever a paisagem, o ambiente, o meio envolvente, tudo o que uma Lady é, tem dias claro!….

 

O restaurante tipicamente regional e moderno, acolheu-nos com belas entradas e com música ao vivo, seguindo-se o prato principal a carne de alguidar que deliciava as participantes, quase tanto como a paisagem envolvente. 

 

O almoço estendeu-se até meio da tarde embalados por boa música, e partilha das aventuras das nossas meninas, e objetivos, que outro assunto poderia ser que não a mulher/mulheres da nossa vida ! (as nossas Harley’s claro!!!!)

 

Com o objetivo cumprido, o regresso em conjunto acompanhado com o vento que estava mais forte mas que não nos tirou a vontade de pensar no próximo passeio.

 

Nunca é demais agradecer à Direção pela organização exemplar e pelo sempre caloroso acolhimento, bem como à incansável Road Team pela orientação e estradas escolhidas, que nos proporcionaram além de belas paisagens

 

Venha o próximo passeio. 

Obrigado Chapter Lisboa.

Ride safe and have fun

Hugo Fernandes

IMG_8226.jpg
IMG_8227.jpg

© 2019 Lisboa Chapter Portugal

bottom of page