top of page
Logo Lisboa Chapter mask2.png

Historiadora

IMG_20190614_170842.jpg

Ana Quaresma

Harleys no Castelo de Palmela

Domingo, 23 de Janeiro de 2022

O 1º passeio do ano é sempre um momento especial. Neste início de 2022, e apesar da incerteza gerada pela pandemia (que inclusivamente levou ao cancelamento do nosso Jantar de Natal 2021), o Lisboa Chapter queria proporcionar aos seus Sócios um momento de alegria e convívio, rolando em grupo com as nossas belas H-D. 

Apesar de algumas hesitações (“Fazemos?”; “Não fazemos?”), persistimos na realização do passeio, optando, por precaução, por não incluir almoço. Sabíamos que era importante dar um sinal positivo aos Sócios, confiando no civismo de todos os participantes, e mostrar que a pandemia não seria um problema desde que fizéssemos as coisas com bom senso e respeitássemos as restrições.

 

Assim, naquele Domingo 23 de Janeiro de 2022 (que amanheceu bem frio, ou não estivéssemos já em pleno Inverno…), juntámo-nos no nosso habitual ponto de encontro na 2ª Circular e tivemos, logo aí, uma boa surpresa: em vez das cerca de 10 a 12 Harleys que esperávamos, erámos afinal, ao todo, 45 motos e outros tantos participantes!    

Feito o habitual briefing, partimos em direção à península de Setúbal, para o destino escolhido: o belo Castelo de Palmela, situado na “Costa Azul”, em pleno Parque Natural da Arrábida.

A viagem para o Castelo foi precedida de uma paragem no Cabo Espichel, local recheado de história, memórias seculares e muitas lendas; sendo um local de romaria domingueiro para muitos (motociclistas e não só), a chegada do Lisboa Chapter ao local não passou despercebida, suscitando muita curiosidade e, claro, grandes fotos de reluzentes H-D!

No Castelo de Palmela, estando o dia com boa visibilidade, fomos “presenteados” com uma luminosa visão circular da Península de Setúbal, possível pela localização privilegiada deste importante Monumento Nacional, situado no contraforte Leste da serra da Arrábida, entre os estuários do rio Tejo e do rio Sado. 

 

Depois da foto de grupo, despedimo-nos de coração “cheio” pelos momentos de convívio e companheirismo, com votos de bom regresso a todos. Um abraço e até ao próximo passeio!

“Ride Safe, Have Fun!”

Gonçalo Gaspar

Jan 2022 - Castelo de Palmela .jpg

Harleys em Évora

Domingo, 20 de Fevereiro 2022

O 2º passeio do ano teve como destino Évora, cidade maior do Alentejo e cujo centro histórico está classificado como Património Mundial da Unesco desde 1986. 

Um passeio ao Alentejo tem sempre um encanto especial: paisagens magníficas, um horizonte a perder de vista, e estradas fantásticas para rolar nas nossas Harleys! Para mais, tivemos sorte com o tempo: sol e temperaturas bem agradáveis num dia (ainda) de Inverno, a acolher os 70 sócios que participaram no evento, entre os quais vários “estreantes”. 

O percurso levou-nos pela ponte Vasco da Gama, seguindo pela N119 passando por Coruche e até ao Couço, onde fizemos uma curta paragem na área de serviço local para um café, uma empada e dois dedos de conversa…

Seguimos depois até Mora, tendo a nossa “caravana” entrado no centro desta simpática localidade alentejana - suscitando a curiosidade dos locais, que afluíram às ruas e praças para saudar estes passantes nas suas reluzentes máquinas. Continuámos pela N370, passando na proximidade de Pavia e depois Arraiolos; por fim, chegámos a Évora, entrando pelo centro histórico e parando as nossas Harleys mesmo em frente do Templo de Diana!

Após a tradicional foto de grupo, rumámos ao Évora EcorkHotel, onde nos esperava um belo almoço com especialidades alentejanas.

No final, o sentimento de mais um dia bem passado, a rolar em belíssimas paisagens e de grande convívio entre os sócios do Lisboa Chapter.

Um abraço a todos!

“Ride Safe, Have Fun!”

Gonçalo Gaspar

LC 2022 02 - Templo de Diana (Évora).jpg

Harleys nas Caldas

Domingo, 6 de Março 2022

A zona Oeste foi o cenário escolhido para o terceiro evento do ano. Com um dia de céu azul a ajudar, tivemos mais um excelente passeio da “família” Lisboa Chapter, com 46 participantes a rolar em mais de 30 Harleys.

Partindo de Lisboa pela A8 em direção à zona de Torres Vedras, saímos no nó do Ramalhal para tomar a Nacional 8, por onde seguimos até às Caldas da Rainha passando pelo Bombarral, num percurso fantástico que conciliou as belas paisagens campestres da zona Oeste com estradas de bom piso e boas curvas!

Nas Caldas visitámos o Museu da Cerâmica, instalado no antigo Palacete do Visconde de Sacavém, mandado construir na década de 1890 pelo 2º Visconde de Sacavém, José Joaquim Pinto da Silva, grande colecionador e mecenas dos ceramistas da zona. Com um acervo de cerâmicas impressionante, o Museu contém um núcleo muito relevante de obras de Rafael Bordalo Pinheiro, que suscitaram a curiosidade e a admiração dos participantes.

Tirada a tradicional foto de grupo, dirigimo-nos à localidade de Salir do Porto onde almoçámos uma deliciosa “churrascada”.

Obrigado a todos os participantes pelos excelentes momentos de convívio e companheirismo!

Até ao próximo passeio! 

“Ride Safe, Have Fun!”

Gonçalo Gaspar

LC - 2022 03 - Caldas.jpg

Harleys em Marvão

Domingo, 3 de Abril 2022

 

Para o quarto passeio do ano, escolhemos voltar ao Alentejo. Desta vez, o destino foi a espetacular vila medieval de Marvão! 

Os sócios responderam à chamada e compareceram em bom número, com 45 participantes a rolar em 33 Harleys!

Saindo de Lisboa pela ponte Vasco da Gama, tomámos o IC3 e em seguida a N119 até Coruche, depois a N251 até à zona de Mora, onde apanhámos um troço da “mítica” N2 que nos levou até Ponte de Sor, passando pelo espelho de água da barragem de Montargil.

Após uma breve paragem em Ponte de Sor para cafés e combustível, dirigimo-nos para Portalegre, tendo contornado a capital de distrito e tomado a N359 até Marvão, já em plena Serra de São Mamede.

Chegados à milenar vila e ao seu altaneiro castelo, após desligar os motores das nossas belas Harleys, olhámos em redor e sentimo-nos momentaneamente sem respiração, tomados por um misto de admiração e de respeito. Admiração pela impressionante vista das muralhas, de onde se avista o horizonte a mais de 50 kms, e respeito por este lugar carregado de história, testemunho secular e poderoso de eventos que marcaram a nossa história coletiva. Aqui também se fez Portugal! 

Depois de um passeio a pé pelas muralhas e pela vila, que está como que “incrustada” como uma jóia na montanha, tirámos a foto de grupo e dirigimo-nos ao restaurante reservado para o almoço, que mereceu muitos elogios pelas suas especialidades alentejanas.

 

Grande dia! Obrigado a todos pela participação e companheirismo!

Até ao próximo passeio!

Gonçalo Gaspar

Castelo de Marvão 2022.jpg

Harleys em Ponte de Sor

Domingo, 1 de Maio 2022

Para comemorar em grande o Dia do Trabalhador – que neste ano coincidiu com o Dia da Mãe -, juntámos novamente a “família” Lisboa Chapter para mais um passeio dominical, tendo como destino a acolhedora cidade de Ponte de Sor, no coração do Alto Alentejo. 

Rolando em modo descontraído e gozando de temperaturas bem amenas, juntámos 32 participantes em 24 Harleys e saímos de Lisboa pela A1 até Vila Franca de Xira, tomando a ponte para seguir o percurso da N10 até ao Porto Alto, de onde “virámos” para a EN118, levando-nos pelas proximidades de Benavente, Salvaterra de Magos e depois Benfica do Ribatejo, onde fizemos uma curta paragem para café e combustível.

A partir daqui, seguimos por várias estradas “pouco navegadas”, cruzando a charneca ribatejana curva após curva, até confluir, por fim, com a N2, já muito próximos do nosso destino do dia: Ponte de Sor.

Com referências de povoamento que datam do final do século III, a origem do nome desta localidade é atribuída à existência da ponte romana sobre a ribeira de Sor, ex-líbris do município. Mas foi no reinado de D. Sancho I, em 1199, que a Sé de Évora concedeu o primeiro foral à vila de Sor, sendo este estatuto confirmado novamente em 1514, por D. Manuel I. 

Com uma história rica de séculos, é interessante verificar como Ponte de Sor tem conseguido aliar tradição com modernidade, pois nos últimos anos conseguiu atrair 14 empresas do “cluster” aeronáutico, mostrando arte e engenho no aproveitamento do seu Aeródromo Municipal, uma infraestrutura criada em 1919, que esteve subaproveitada durante muitos anos, mas que agora está definitivamente apontada para o futuro.

No final de mais este passeio, o sentimento de todos era o mesmo: um Dia do Trabalhador - e Dia da Mãe - bem passado, vivido com a alegria e o gosto de rolar e conviver entre amigos que partilham a mesma paixão pela Harley-Davidson!

Abraço a todos e até ao próximo passeio!

Gonçalo Gaspar

LC 2022 - Ponte de Sor.jpg

N222 - Portugal de Lado a Lado

27 a 29 Maio 2022

O mês de Maio de 2022 vai ficar “marcado” na história do Lisboa Chapter como aquele em que realizámos um dos melhores - e mais ambiciosos - eventos de sempre: a descoberta da N222, uma das melhores estradas do Mundo para se fazer de moto!

Para esta aventura de três dias conseguimos reunir 47 entusiásticos participantes em 32 motos, bem como um útil carro de apoio, voluntariado por uma das nossas “Ladies of Harley” e o seu filho, todos juntos com o duplo objetivo de percorrer as fantásticas paisagens da N222 e viver intensamente a paixão pela Harley-Davidson.

Depois do briefing da Road Team no habitual ponto de encontro em Lisboa, fizemo-nos à estrada via A1 até à zona de Alcanena, tomando aí a A23 no sentido Torres Novas/Castelo Branco até à saída nº18, seguindo depois por um troço da N241, até chegar à estrada que nos levou à primeira paragem desta jornada, para almoço no conhecido restaurante “Ti’Augusta”, na castiça Aldeia de Xisto da Figueira, que esconde no seu emaranhado de ruelas um forno comunitário ainda hoje utilizado. 

Depois desta retemperadora refeição, retomámos o caminho pela A23, passando sucessivamente pelos arredores de Castelo Branco, Covilhã, Guarda, e por fim Vila Nova de Foz Côa, prosseguindo até à localidade de Almendra, precisamente no final da N222. Chegados ao Hotel Longroiva, com o sol já muito baixo no horizonte, terminava assim, num bonito final de tarde, o primeiro dia da nossa aventura.

Se o primeiro dia já tinha sido bom, o segundo dia foi épico! Partindo de Foz Côa, a primeira parte do dia foi dedicada a desfrutar das belas curvas e paisagens da região do Alto Douro Vinhateiro, passando por São João da Pesqueira, Pinhão, Miradouro da Abelheira (onde fizemos uma curta paragem para uma bela foto de grupo), Rio Torto, até chegar ao Peso da Régua, onde parámos para almoço no restaurante Dona Maria, na ponte do rio Cabrum.

A tarde do segundo dia levou-nos a percorrer a extensão da N222 desde a Régua até Vila Nova de Gaia, com mais paisagens e panorâmicas de cortar a respiração, passando pelas zonas de Resende, Cinfães, Souselo e Castelo de Paiva, tendo sempre o Douro, na sua margem esquerda, como companhia. 

A partir de Castelo de Paiva a N222 segue um percurso mais interior e a visão sobre o Douro deixa de ser tão frequente, a vegetação adensa-se, mas a estrada continua a proporcionar uma boa experiência de condução. Por fim, ao final do dia, chegámos a Vila Nova de Gaia, término da nossa viagem pela N222, concluindo este segundo dia com jantar e pernoita no Hotel Black Tulip.

Ao terceiro dia, depois de tantas emoções fortes, era chegado o momento de voltar à “base”. Saindo de Gaia pela fresca, fizemos o percurso de regresso a Lisboa pela A1, com paragem para almoço no restaurante “O Castiço”, na Mealhada, aproveitando este momento de convívio para recapitular os grandes momentos dos dois dias anteriores.

Chegámos a Lisboa à tardinha, cansados mas felizes. No final deste passeio, foi muito gratificante receber o feedback positivo dos participantes. Obrigado a todos aqueles que, com a sua presença, fizeram com que o evento fosse um sucesso!

“Ride safe, have fun”

Gonçalo Gaspar

LC 2022 N222.jpg

Serra d'Aire

Domingo, 26 de Junho 2022

No passado mês de Junho viveu-se mais um capítulo na história do Lisboa Chapter, desta feita com visita ao Castelo de Porto de Mós, também conhecido como Castelo de D. Fuas Roupinho, localizado na freguesia de Porto de Mós, em plena Serra de Aire. Estavam assim reunidos todos os requisitos para mais um dia excelente!

Partimos de Lisboa do nosso ponto de encontro habitual, os 54 "cavaleiros e suas montadas", de forma descontraída e organizada que já nos caracteriza lá fomos em direção à serra de Aire e ao seu  magnífico castelo  de Porto de Mós.

Ali chegados, assistimos .a uma breve introdução pela guia do próprio Castelo, seguida de visita livre para os corajosos que se dispuseram a percorrer as escadarias e acessos às torres e terraços do castelo, onde fizemos uma bela foto de grupo!

Terminada a visita e porque os estômagos já davam sinal de "leveza", seguimos em direção ao Restaurante Cova da Velha, onde mais uma vez fomos muito bem recebidos e o convívio entre os participantes foi de excelência, tal como uma verdadeira família!

Eis que chegou a menos apreciada hora de regressar e assim rumamos a Lisboa, de barrigas cheias e bexigas vazias ...... até à próxima! 

 

"Ride Safe And have Fun"

 

Ricardo Santiago / Paulo Cravo

IMG_3845.jpg

20º Aniversário do Lisboa Chapter

Sábado, 9 de Julho de 2022, o tão aguardado regresso dos habituais festejos anuais da existência do Lisboa Chapter, apenas interrompidos pelo estado pandémico que afetou o mundo inteiro!

 

Sábado de sol pois então, que assim impera o verão!

 

“Reunião” matinal de sócios no concessionário, no coffee break que já vem sendo um hábito aos sábados de manhã! E este reservava ainda mais surpresas, pois são 20 ANOS!!!

 

Final de tarde com lanche a rigor, para “forrar” os estômagos até ao jantar de aniversário enquanto se assistia à apresentação oficial da nova Harley Davidson Sportster Nightster. Uma jovem irreverente, de curvas voluptuosas e um de coração rebelde  que nos faz acelerar o ritmo cardíaco para BPM que nem sonhávamos poder aguentar!    

 

Apresentação terminada, portas da loja encerradas e todos aos seus lugares, que o povo aguarda para nos ver desfilar desde a capital até Cascais, pela mítica N6.

 

Eis-nos chegados à Quinta do Cortador, onde nos aguardavam umas deliciosas entradas à portuguesa, acompanhadas por uns “néctares” bem fresquinhos, tal como apetece num final de tarde quente de verão!

 

Com o sol a esconder-se no Atlântico e já os Harlistas se estacionavam à mesa para início de um magnífico manjar de fazer água na boca!

Ainda as barrigas não estavam bem atestadas e já a prodigiosa banda Discovers animava a sala, convidando os participantes a um pezinho de dança.

Convite aceite e eis que o espaço se encheu de foliões a dançar e cantar êxitos de outrora mas sempre atuais.

 

E assim chegamos ao fim do jantar, tal como num conto de fadas, bate a meia noite  e é chegada a hora de regresso aos nossos lares.

 

Para o ano há mais e se gostaram do que leram, não faltem e façam parte da história!

 

Até lá,

 

Ride safe & have fun!

Paulo Cravo

 
PHOTO-2022-09-16-12-58-44.jpg

Mafra

Domingo, 30 de Outubro de 2022

 

Era uma vez um, dois… três… 48 sócios do Lisboa Chapter que se juntaram, no local habitual de encontro, na 2º circular, para mais um passeio. Num dia de sol, nada envergonhado por sinal, e que prometia aquecer, 34 harleys estavam prontas para rolar rumo a Mafara! Não, não me enganei na ortografia. Era assim que, em tempos, se chamava aquela Vila. Mafara, Malfora, Mafora e Malfotaça.

Feito o “Briefing” partimos rumo a Oeste por entre cabeços e morros de paisagens verdes e de relevo acidentado até ao nosso destino, Mafra!!

Antigo território de Mouros, foi conquistado por D. Afonso Henriques em 1147. Outrora fortificada, a vila de Mafra encontra-se limitada territorialmente por Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço, Arruda dos vinhos, Loures, Sintra e pelo Oceano Atlântico.

Já tínhamos rolado por aqueles lados da nossa Estremadura, mas, este passeio… contava com algo especial: A visita ao Palácio-Convento Nacional de Mafra, Património Mundial da Humanidade. Este Palácio foi construído no reinado de D. João e surgiu de uma promessa do Rei, que jurou erguer este monumento caso obtivesse sucessão do seu casamento com a rainha D. Maria Ana de Áustria, o que se tornou realidade em 1711 com o nascimento da princesa Maria Bárbara. Passaram por esta construção as mãos de 52 mil trabalhadores.

Desta vez, subimos a escadaria, mas não nos ficámos pela fotografia do grupo na fachada do edifício. Entrámos. Percorremos, sem rodas, aqueles corredores infindáveis e gigantescos do palácio, carregado de história. A nossa história. 

Hoje temos à nossa disposição, dentro do Palácio, uma das mais importantes bibliotecas portuguesas com mais de 36 mil volumes de obras primas cheios de conhecimento. Para além disso, tem também dois carrilhões com o maior conjunto sineiro do século XVIII constituído por 98 sinos. 

Depois de “viajarmos no tempo” e nos “perdermos” de vista uns dos outros (não sei como faziam na altura para se encontrarem ali dentro…que jeito lhes devia dar um telemóvel…) em contrarrelógio, saímos para um belo repasto na Adega do Convento. Estava tudo fantástico, especialmente a companhia, essa… é sempre magnifica! Recomendo!!

 

Até breve e apareçam!

 

Ana Quaresma

image0.jpeg

Almoço de Natal

Domingo, 4 de Dezembro de 2022

Foi no passado domingo, dia 4 deste mês de dezembro, que o Lisboa Chapter festejou a Quadra Natalícia que se aproxima, com um almoço de Natal, o primeiro organizado por esta nova direção.

Reunidas treze motos Harley Davidson no sítio habitual, na 2ª Circular, pelas 12h15m, deu-se início a um curto e fresco passeio com destino à zona rural do Gradil no Concelho de Mafra.

Bem perto de Lisboa, no Vale da Carva, situa-se a Quinta do Vale da Carva. Nascida em 1991, a quinta prima por um espaço harmonioso onde se vive e se sente a tradição portuguesa.  Desde a calçada portuguesa, assente em grande parte do espaço, à gastronomia, às artes antigas do tempo dos nossos avós, toda a quinta nos transporta para aquele que foi outrora um estilo de vida tão diferente dos nossos dias de hoje. No espaço podemos ver uma adega, uma cervejaria, uma casa do café, dois fornos a lenha e salões onde recebem eventos como o nosso, tudo decorado com mobiliário e maquinaria de época.

Mais um dia bem passado entre os membros desta família, escolhida por opção, que continua a crescer. Desta feita, e apesar do frio que se sentia no ar e das ameaças de chuva, contámos com 62 membros reunidos para o último evento de 2022!

 

Até breve!

 

Ana Quaresma

IMG_5034.JPG

© 2019 Lisboa Chapter Portugal

bottom of page