Harleys em Almeirim
Domingo, 26 de Janeiro de 2020
As estradas da beira-Tejo e da lezíria ribatejana deram o enquadramento para o 1º passeio do Lisboa Chapter em 2020. O destino escolhido foi Almeirim, onde nos esperaria um petisco de comer e chorar por mais: a Sopa da Pedra!
Apesar do dia ter amanhecido enevoado e frio, os membros do Lisboa Chapter não esmoreceram e compareceram em bom número, com mais de 25 Harleys presentes.
Passado um primeiro “teste” de resistência ao nevoeiro e ao frio durante a travessia da ponte Vasco da Gama (onde soprava um vento húmido de ‘gelar’), rolámos pelas estradas da beira-Tejo e da lezíria até chegarmos às instalações do Moto Clube Aceleras da Charneca em Almeirim, local do almoço.
Os nossos anfitriões proporcionaram-nos um belo acolhimento e um grande almoço, que vai ficar na memória de todos os participantes - começou com as curiosas entradas de ovo de avestruz (!) até chegar à “estrela” Sopa da Pedra, que a todos deliciou e confortou!
Muito obrigado pela excelente e calorosa receção que o GMAC nos proporcionou! Sentimo-nos sem dúvida em casa!
Obrigado a todos os participantes pelos excelentes momentos de convívio e companheirismo!
“Ride Safe, Have Fun”!
Harleys no Carregado - O fascínio dos Elétricos
Sábado, 29 de Fevereiro de 2020
O 2º passeio do ano foi dedicado ao tema Os Elétricos de Lisboa”…rumando ao Carregado!
O dia não amanheceu auspicioso. Quando saímos da cama e vimos a chuva a cair lá fora, receámos o pior… mas, sabendo que a sorte protege os audazes, vestimos o equipamento, pusemos o colete do Lisboa Chapter, ligámos a Harley-Davidson e saímos a rolar esperançosos – afinal, o “boletim” dizia que a partir das 10.00h da manhã já não haveria chuva, precisamente a hora de saída prevista do nosso ponto de encontro habitual na 2ª Circular!
E, na verdade, assim foi. Feito o habitual briefing a todos os (corajosos) participantes em 17 Harleys, a chuva parou e saímos dentro da hora prevista, em direção às belas estradas de curvas da zona saloia entre Loures-Mafra-Torres Vedras, seguindo o curso das N8 e N9 por entre aldeias castiças e campos de pomares e vinha.
Depois de uma breve paragem na aldeia da Merceana para um café, continuámos o nosso percurso pela N9, tomámos o IC2 e chegámos ao Carregado, para a prometida visita ao “estaleiro dos elétricos”. Fomos recebidos pelo nosso anfitrião Paulo, um verdadeiro entusiasta restaurador e detentor de uma impressionante “coleção” de 10 elétricos, que nos desvendou os segredos destas centenárias máquinas de transporte que marcam a nossa memória coletiva e história dos transportes públicos em Portugal.
O tempo “voou” durante esta interessante visita e assim chegámos rapidamente à hora do almoço. Dirigimo-nos em grupo para o local marcado para o repasto: o restaurante “Oficina dos Sabores” em Aveiras de Cima, onde nos reconfortámos com uns deliciosos pratos de bacalhau e de grelhada mista, que a todos agradaram.
Na hora das despedidas, trocámos votos de bom regresso a todos, ansiando pelo próximo passeio!
Um abraço a todos!
“Ride Safe, Have Fun!”
Historiador
Gonçalo Gaspar
© 2019 Lisboa Chapter Portugal