Logo Lisboa Chapter mask2.png

Historiador

IMG-20170622-WA0002.jpg

Gonçalo Gaspar

Harleys no Castelo de Palmela

Domingo, 23 de Janeiro de 2022

O 1º passeio do ano é sempre um momento especial. Neste início de 2022, e apesar da incerteza gerada pela pandemia (que inclusivamente levou ao cancelamento do nosso Jantar de Natal 2021), o Lisboa Chapter queria proporcionar aos seus Sócios um momento de alegria e convívio, rolando em grupo com as nossas belas H-D. 

Apesar de algumas hesitações (“Fazemos?”; “Não fazemos?”), persistimos na realização do passeio, optando, por precaução, por não incluir almoço. Sabíamos que era importante dar um sinal positivo aos Sócios, confiando no civismo de todos os participantes, e mostrar que a pandemia não seria um problema desde que fizéssemos as coisas com bom senso e respeitássemos as restrições.

 

Assim, naquele Domingo 23 de Janeiro de 2022 (que amanheceu bem frio, ou não estivéssemos já em pleno Inverno…), juntámo-nos no nosso habitual ponto de encontro na 2ª Circular e tivemos, logo aí, uma boa surpresa: em vez das cerca de 10 a 12 Harleys que esperávamos, erámos afinal, ao todo, 45 motos e outros tantos participantes!    

Feito o habitual briefing, partimos em direção à península de Setúbal, para o destino escolhido: o belo Castelo de Palmela, situado na “Costa Azul”, em pleno Parque Natural da Arrábida.

A viagem para o Castelo foi precedida de uma paragem no Cabo Espichel, local recheado de história, memórias seculares e muitas lendas; sendo um local de romaria domingueiro para muitos (motociclistas e não só), a chegada do Lisboa Chapter ao local não passou despercebida, suscitando muita curiosidade e, claro, grandes fotos de reluzentes H-D!

No Castelo de Palmela, estando o dia com boa visibilidade, fomos “presenteados” com uma luminosa visão circular da Península de Setúbal, possível pela localização privilegiada deste importante Monumento Nacional, situado no contraforte Leste da serra da Arrábida, entre os estuários do rio Tejo e do rio Sado. 

 

Depois da foto de grupo, despedimo-nos de coração “cheio” pelos momentos de convívio e companheirismo, com votos de bom regresso a todos. Um abraço e até ao próximo passeio!

“Ride Safe, Have Fun!”

Gonçalo Gaspar

Jan 2022 - Castelo de Palmela .jpg

Harleys em Évora

Domingo, 20 de Fevereiro 2022

O 2º passeio do ano teve como destino Évora, cidade maior do Alentejo e cujo centro histórico está classificado como Património Mundial da Unesco desde 1986. 

Um passeio ao Alentejo tem sempre um encanto especial: paisagens magníficas, um horizonte a perder de vista, e estradas fantásticas para rolar nas nossas Harleys! Para mais, tivemos sorte com o tempo: sol e temperaturas bem agradáveis num dia (ainda) de Inverno, a acolher os 70 sócios que participaram no evento, entre os quais vários “estreantes”. 

O percurso levou-nos pela ponte Vasco da Gama, seguindo pela N119 passando por Coruche e até ao Couço, onde fizemos uma curta paragem na área de serviço local para um café, uma empada e dois dedos de conversa…

Seguimos depois até Mora, tendo a nossa “caravana” entrado no centro desta simpática localidade alentejana - suscitando a curiosidade dos locais, que afluíram às ruas e praças para saudar estes passantes nas suas reluzentes máquinas. Continuámos pela N370, passando na proximidade de Pavia e depois Arraiolos; por fim, chegámos a Évora, entrando pelo centro histórico e parando as nossas Harleys mesmo em frente do Templo de Diana!

Após a tradicional foto de grupo, rumámos ao Évora EcorkHotel, onde nos esperava um belo almoço com especialidades alentejanas.

No final, o sentimento de mais um dia bem passado, a rolar em belíssimas paisagens e de grande convívio entre os sócios do Lisboa Chapter.

Um abraço a todos!

“Ride Safe, Have Fun!”

Gonçalo Gaspar

LC 2022 02 - Templo de Diana (Évora).jpg

Harleys nas Caldas

Domingo, 6 de Março 2022

A zona Oeste foi o cenário escolhido para o terceiro evento do ano. Com um dia de céu azul a ajudar, tivemos mais um excelente passeio da “família” Lisboa Chapter, com 46 participantes a rolar em mais de 30 Harleys.

Partindo de Lisboa pela A8 em direção à zona de Torres Vedras, saímos no nó do Ramalhal para tomar a Nacional 8, por onde seguimos até às Caldas da Rainha passando pelo Bombarral, num percurso fantástico que conciliou as belas paisagens campestres da zona Oeste com estradas de bom piso e boas curvas!

Nas Caldas visitámos o Museu da Cerâmica, instalado no antigo Palacete do Visconde de Sacavém, mandado construir na década de 1890 pelo 2º Visconde de Sacavém, José Joaquim Pinto da Silva, grande colecionador e mecenas dos ceramistas da zona. Com um acervo de cerâmicas impressionante, o Museu contém um núcleo muito relevante de obras de Rafael Bordalo Pinheiro, que suscitaram a curiosidade e a admiração dos participantes.

Tirada a tradicional foto de grupo, dirigimo-nos à localidade de Salir do Porto onde almoçámos uma deliciosa “churrascada”.

Obrigado a todos os participantes pelos excelentes momentos de convívio e companheirismo!

Até ao próximo passeio! 

“Ride Safe, Have Fun!”

Gonçalo Gaspar

LC - 2022 03 - Caldas.jpg

Harleys em Marvão

Domingo, 3 de Abril 2022

 

Para o quarto passeio do ano, escolhemos voltar ao Alentejo. Desta vez, o destino foi a espetacular vila medieval de Marvão! 

Os sócios responderam à chamada e compareceram em bom número, com 45 participantes a rolar em 33 Harleys!

Saindo de Lisboa pela ponte Vasco da Gama, tomámos o IC3 e em seguida a N119 até Coruche, depois a N251 até à zona de Mora, onde apanhámos um troço da “mítica” N2 que nos levou até Ponte de Sor, passando pelo espelho de água da barragem de Montargil.

Após uma breve paragem em Ponte de Sor para cafés e combustível, dirigimo-nos para Portalegre, tendo contornado a capital de distrito e tomado a N359 até Marvão, já em plena Serra de São Mamede.

Chegados à milenar vila e ao seu altaneiro castelo, após desligar os motores das nossas belas Harleys, olhámos em redor e sentimo-nos momentaneamente sem respiração, tomados por um misto de admiração e de respeito. Admiração pela impressionante vista das muralhas, de onde se avista o horizonte a mais de 50 kms, e respeito por este lugar carregado de história, testemunho secular e poderoso de eventos que marcaram a nossa história coletiva. Aqui também se fez Portugal! 

Depois de um passeio a pé pelas muralhas e pela vila, que está como que “incrustada” como uma jóia na montanha, tirámos a foto de grupo e dirigimo-nos ao restaurante reservado para o almoço, que mereceu muitos elogios pelas suas especialidades alentejanas.

 

Grande dia! Obrigado a todos pela participação e companheirismo!

Até ao próximo passeio!

Gonçalo Gaspar

Castelo de Marvão 2022.jpg

Harleys em Ponte de Sor

Domingo, 1 de Maio 2022

Para comemorar em grande o Dia do Trabalhador – que neste ano coincidiu com o Dia da Mãe -, juntámos novamente a “família” Lisboa Chapter para mais um passeio dominical, tendo como destino a acolhedora cidade de Ponte de Sor, no coração do Alto Alentejo. 

Rolando em modo descontraído e gozando de temperaturas bem amenas, juntámos 32 participantes em 24 Harleys e saímos de Lisboa pela A1 até Vila Franca de Xira, tomando a ponte para seguir o percurso da N10 até ao Porto Alto, de onde “virámos” para a EN118, levando-nos pelas proximidades de Benavente, Salvaterra de Magos e depois Benfica do Ribatejo, onde fizemos uma curta paragem para café e combustível.

A partir daqui, seguimos por várias estradas “pouco navegadas”, cruzando a charneca ribatejana curva após curva, até confluir, por fim, com a N2, já muito próximos do nosso destino do dia: Ponte de Sor.

Com referências de povoamento que datam do final do século III, a origem do nome desta localidade é atribuída à existência da ponte romana sobre a ribeira de Sor, ex-líbris do município. Mas foi no reinado de D. Sancho I, em 1199, que a Sé de Évora concedeu o primeiro foral à vila de Sor, sendo este estatuto confirmado novamente em 1514, por D. Manuel I. 

Com uma história rica de séculos, é interessante verificar como Ponte de Sor tem conseguido aliar tradição com modernidade, pois nos últimos anos conseguiu atrair 14 empresas do “cluster” aeronáutico, mostrando arte e engenho no aproveitamento do seu Aeródromo Municipal, uma infraestrutura criada em 1919, que esteve subaproveitada durante muitos anos, mas que agora está definitivamente apontada para o futuro.

No final de mais este passeio, o sentimento de todos era o mesmo: um Dia do Trabalhador - e Dia da Mãe - bem passado, vivido com a alegria e o gosto de rolar e conviver entre amigos que partilham a mesma paixão pela Harley-Davidson!

Abraço a todos e até ao próximo passeio!

Gonçalo Gaspar

LC 2022 - Ponte de Sor.jpg

© 2019 Lisboa Chapter Portugal